Desde que conheci o compositor japonês Toru Takemitsu, ele aos poucos foi se tornando um dos meus favoritos. Seja pela sua música completamente orgânica, pelo descompromisso com formas clássicas ou pelas inusitadas combinações de instrumentos, todos os aspectos de sua arte me fascinam. Sabendo que ele produziu inúmeras trilhas-sonoras, recentemente fui dar uma pesquisada nestes filmes, e sem dúvida os que mais me interessaram foram a "trilogia" de Hiroshi Teshigahara.
Estes três filmes seriam, "Pitfall" (1962), "Woman in The Dunes" (1964) e "The Face of Another" (1966). Os temas de desconforto existencial e problemas psicológicos são recorrentes em todos, combinados com um pouco de surrealismo e um trabalho de câmera mais livre do que os padrões hollywoodianos, os resultados finais são de significado profundo e exigem um pouco do espectador.
"Pitfall" se passa em um desolador cenário pós Segunda Guerra Mundial, onde um mineiro é assassinado na frente de seu filho após se mudar para um cidade fantasma, onde a mina local é motivo de disputa entre os dois sindicatos que a presidem. O fantasma do mineiro morto tenta solucionar seu próprio caso, enquanto a desconfiança e mais mortes rondam a comunidade.
"Woman in The Dunes" é uma história repleta de simbolismo sobre um entomologista que viaja a costa japonesa em busca de um besouro, que ele acredita ser capaz de lhe trazer prestígio na comunidade científica. Ao perceber que perdeu o ônibus que o levaria de volta a Tokyo, os moradores locais sugerem que ele passe a noite na casa de uma mulher que vive no fundo de um grande buraco, acessível apenas por uma escada. Na manhã seguinte com o sumiço da escada, percebe que os moradores querem o manter em cativeiro. A combinação de seu temor em ser esquecido, mais os sentimentos confusos que ele sente em relação a misteriosa mulher tomam conta da história.
"The Face of Another" trata da história de um homem vítima de graves queimaduras em sua face que usa bandagens para não revelar ao mundo sua deformada natureza. Ele possui uma estranha relação de co-dependência com seu psiquiatra, que lhe produz uma nova face, capaz de lhe dar uma nova vida. Tudo começa a se complicar quando sua emocionalmente perturbada esposa retorna a sua vida, lhe trazendo grandes complicações. Enquanto isso também existe uma história paralela sobre uma jovem que possui em sua face cicatrizes causados pela bomba de Nagasaki. Seu desejo é ser aceita pelo que ela é, independente de sua terrível condição, criando assim um interessante contra-ponto ao roteiro central.
A busca por uma identidade própria, alienação social, liberdade e questões morais são exploradas com maestria nestes filmes, combinadas com a trilha-sonora climática e as vezes puramente noir de Takemitsu, o resultado final é um deleite para os sentidos.
*Os três filmes estão reuinidos no box "Three Films by Hiroshi Teshigahara" (foto) que além dos mesmos, contêm um DVD bônus de conteúdo adicional. O único lugar que eu achei este box foi na Livraria Cultura (aqui), o preço obviamente é salgado e não possui legendes em português, mas para qualquer um que quiser ir além das grandes obviedades cinematográficas, tiver algum conhecimento de inglês, e estiver disposto a ver algo que realmente irá lhe fazer pensar, esta é uma grande oportunidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário